quinta-feira, 26 de agosto de 2010

LIÇÔES DE ECONOMIA SOCIAL

Chegamos a tabanca,toda a aldeia está em alvoroço,há olhos cheios de esperança,talvez "os brancos"tragam a solução...a senhora veio meio inconsciente,é trazida por 4 homens...improvisa-se uma sala de cuidados intensivos na parte de tráz do jipe.
Há gente por todo o lado!Avaliam-se os sinais vitais...o pulso mal se sente!Uma picada de uma cobra venenosa.A anciã morre,a tabanca rompe em choro.Perde a postura...a vida aqui é dura para os nativos e consultores do Banco Mundial,não controlamos tudo.A humildade aproxima-se de formas estranhas...quando os mercados de capitais não param para ouvir "os gritos" deste Povo que sofre em Gabú,Guiné Bissau.

Relato vivido na primeira pessoa ao serviço do Banco Mundial,inverno de 2002,Gabú,RGB.

Cohen Pereira

sábado, 7 de agosto de 2010

MEGAFINANCE LEVANTA CAPITAIS NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

A dificuldade das empresas para obterem financiamento é uma realidade transversal ao tecido económico nacional.O presidente da megafinance ,Luis Valente,avisa,porém,que a qualidade do projecto de investimento é o mais importante para o sucesso das operações."Se os projectos forem bons,consegue-se angariar capital..." citado,VidaEconómico, 30 julho de 2010.

No "middle market" cada vez mais o empresario deve recorrer ao aconselhamento financeiro...aqui está uma sociedade internacional de consultoria ao nivel dos bancos cooperativos que existem nas praças,tais como:Madrid,Paris,Londres...recordo que em junho um exbanqueiro de Londres comentava que admirava a forma de actuar da Megafinance pois não era habitual em Portugal consultoras com o "core business" da Megafinance.Amigos afinal em Portugal tambem se faz bem.Parabens dr. Luis Valente!!!

Cohen Pereira,Madrid

p.s-este artigo foi publicado no semanário económico,"VidaEconómico",sexta feira,30 julho de 2010